5126-6030
“O Furacão Duplo!”
“O Furacão Duplo!”

Em junho de 1969, a Seiko lançou uma brochura de promoção de vendas para seus varejistas no Japão intitulada "1969 Summer SEIKO Ready Sports". Na minha opinião, é A BÍBLIA para qualquer colecionador sério de relógios esportivos japoneses do final dos anos 1960 até o início dos anos 70. Os mostradores, ponteiros, caixas e até os designs de pulseiras são exclusivos dessa época específica.

http://walletfriendlywatchforum.com/FileStore/SeikoCatalogs/1969 Seiko Sport Diver Catalog.pdf
A maioria dos relógios foi oferecida em várias variantes. O 5126-6030 não foi exceção, estando disponível em preto e laranja.

DUPLOS AROS ROTATIVOS
O 5126-6030 possui dois aros rotativos: um externo e um aro interno quadriculado que é movido girando a coroa.
Eu costumava acreditar que o único relógio de aro duplo da Seiko era o 6119-6050 “REGATTA WATCH”. Nesse relógio, os dois aros tinham a função de acompanhar as duas etapas de uma corrida de iates.

No entanto, não encontrei nenhuma documentação de que os dois aros rotativos do 5126-6030 se destinassem a cumprir a mesma função. Por que ter dois aros então? Uma explicação plausível é que essa configuração de dois aros (não incomum em relógios esportivos no final dos anos 1960) tinha como objetivo funcionar como um GMT para pobres.

Se você quisesse acompanhar um fuso horário diferente, poderia mover o aro interno para poder ver o outro horário rapidamente. Por exemplo, se você mora em Nova York e quer acompanhar o horário na Califórnia, pode definir o aro interno para mostrar 9 horas quando o horário principal mostra 12 horas.
Um blogueiro no Japão chamado toto-zizi apelidou a configuração de dois aros do 5126-6030 de "Double Hurricane Bezel". 「ダブルハリケーンベゼル」E então agora chamo o 5126-6030 de The Double Hurricane!

A PULSEIRA
O 5126-6030 Double Hurricane veio com uma pulseira confortável e resistente no estilo trilho de trem. Possui três elos pesados e arredondados perto da caixa, que se afinam graciosamente para elos mais planos próximos ao fecho. Embora esta pulseira também tenha vindo no 5126-8130 com mostrador prateado, a forma como ela se alinha com a caixa do Double Hurricane 5126-6030 e como ecoa sua curvatura, sugere fortemente que foi projetada principalmente para acompanhar ESTE relógio.

O MOVIMENTO 5126
Da minha perspectiva como usuário de relógio, o movimento 5126 é um dos meus favoritos. Não é exatamente de ajuste rápido, a data é definida pressionando a coroa. Para alterar o dia, você precisa alterar a hora das 21h às 1h. Mas não leva tanto tempo quanto você pensa. Além disso, o movimento 5125 não tem os problemas de alinhamento da data, nem os frágeis dedos de plástico de dia e data que atormentam os 6106 e 6119 cinquenta anos depois.

Eu não sou relojoeiro, mas sobre os aspectos mais finos do movimento 5126, The Watch Bloke escreve:
"É um movimento de corda automática, 23 joias, 19.800bph com uma complicação de dia e data. Estes não foram produzidos por muito tempo e, consequentemente, você não os vê com muita frequência hoje em dia. A arquitetura do movimento é bastante diferente do que a Seiko estava usando em seus outros calibres, notadamente não há componentes de corda automática de lingueta e roda de transmissão, e o trabalho sem chave também parece bastante diferente. Este calibre tem mais em comum com o método suíço de usar rodas reversoras para converter o movimento dos rotores em enrolar a mola principal."
ESTATÍSTICAS
Diâmetro do relógio: 42 mm
Espessura da caixa do relógio: 11 mm
Largura da alça: 19 mm
Movimento: 5126
Produzido apenas em 1969
UM RALLY DIVER?
Os puristas adoram apontar que o que torna um REAL rally diver é o aro quadriculado, ponto final. Se aceitarmos isso, então o 5126-6030 Double Hurricane é um rally diver por causa de seu aro interno quadriculado.

Mas, seja como for que você o chame, o 5126-6030 Double Hurricane é uma peça divertida do estilo do final dos anos 60.
Eu amo o meu.